domingo, 31 de janeiro de 2016

Após chuvas, Museu de Luiz Gonzaga - Dom Quintino reabre para visitas no Crato

Apesar do sucesso, o museu criado quando Pedro Lucas tinha apenas oito anos ainda não possui apoio financeiro do poder público ou da iniciativa privada. O menino será premiado na 2ª Mostra Cultural de Dom Quintino

A admiração pelo ídolo começou em uma festa de São João na escola, quando ele tinha 5 anos

As chuvasregistradas na região do Cariri, nas últimas semanas, colocaram em risco o acervo doMuseu de Luiz Gonzaga – Dom Quintino, no Crato, 504,4 km de Fortaleza. O patrimônio construído na casa da bisavó de Pedro Lucas Feitosa, 10 anos, passou porreforma na última quinta-feira, 28, e está aberto para visitação

A estrutura do museu, criado em 2013 quando Pedro tinha apenas oito anos, chegou a ficar comprometida. "Tava com água entrando em algumas frestas do telhado, que caíram na parede e forçou. Tivemos que derrubar a parede e reformamos de novo", explica o garoto. Apesar do sucesso do acervo, o museu ainda não possui apoio financeiro do poder público ou da iniciativa privada, por isso, a reforma foi custeada pela própria família. 

"Precisamos de apoio, as pessoas que querem ajudar podem falar com a gente pela página no Facebook. Por enquanto só a gente mesmo que cuida", relata Pedro, que completa 11 anos em 14 de maio. Ele chegou a receber a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, que doou um quadro de Luiz Gonzaga e também prometeu apoio.

"Ela é muito minha amiga. A gente ganhou um cartaz bem bonito do Luiz Gonzaga", contou animado, ao O POVO Online. O garoto, que sonha ser sanfoneiro e museólogo, teve a ideia de criar o acervo após uma visita ao museu do Gonzagão, em Exu (PE). Por enquanto, ele ainda não tem sanfona, mas já planeja as primeiras músicas que quer aprender a tocar: "Sala de Reboco" e "Asa Branca". 

FOTO: ARQUIVO PESSOAL
Pedro Lucas em recepção do público, neste domingo, 31

"Eu gosto de todas as músicas do Gonzagão, mas essas aí são as preferidas. Foi pela 'Asa Branca' que eu conheci ele, em um São João da escola", lembra. A admiração surgiu quando ele tinha 5 anos e, depois de ganhar um MP3 da tia, passou a conhecer outras canções do artista.

Premiação 
Pedro Lucas será homenageado com o Troféu Personalidade da 2ª Mostra Cultural de Dom Quitino, organizado por moradores do Crato, em cerimônia marcada para o dia 27 de fevereiro. A premiação, que era para ser surpresa, acabou chegando a ele por meio da mídia.

"Eu não sabia, mas aí um site postou e acabaram contando. Aí eu fiquei alegre! Essa mostra deve acontecer todos os anos, vai ter tributo e tudo", convida.

Serviço 
As doações para o Museu de Luiz Gonzaga – Dom Quintino podem ser combinadas pela página oficial no Facebook

O Povo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário